O Grupo MTR Solar, um dos maiores distribuidores e fabricantes de equipamentos solares do País, inaugurou, em outubro, um moderno complexo fabril em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. A nova unidade da MTR expandirá em 30% a produção de novos equipamentos e estruturas para usinas de solo. No mercado solar, a MTR já conta com mais de 4 gigawatts-pico (GWp) comercializados e 1,2 mil usinas atendidas.
A nova instalação, cujo valor aportado não foi divulgado, tem como objetivo impulsionar a produção de energia solar no País, trazendo inovações, tecnologias e aumentando a capacidade de geração de energias renováveis. Conforme o CEO da MTR Solar, Thiago Rios, com a unidade a produção da MTR ficará centralizada. O espaço conta com uma capacidade de 28 mil metros quadrados, sendo fundamental para a expansão de mercado.
No parque fabril da MTR são fabricados equipamentos e estruturas para usinas de solo. Entre os produtos estão rastreadores (trackers), skids e eletrocentros. As expectativas em relação à nova unidade são positivas. A estimativa é ampliar em 30% a produção nos seis primeiros meses. Os produtos são comercializados em todo o País.
Há também um centro de distribuição (CD) para equipamentos e estruturas importados, incluindo módulos solares e inversores. O complexo concentra em um local todas as soluções necessárias para usinas solares.“Hoje atuamos em geração distribuída com mais de 4 GWp de aparelhos comercializados, em equipamentos e estruturas para usinas de solo. Com o parque fabril, a produção ficará centralizada, facilitando muito a nossa logística de entrega de todos os produtos necessários para o mercado. Assim, conseguimos continuar atendendo a geração distribuída e o braço de armazenamento de energia em bateria”.
MTR Solar leva soluções para o agronegócio
Ainda conforme Rios, no caso das baterias para armazenamento de energia, a MTR está direcionando os esforços, principalmente, para o agronegócio, mas, o produto não se limita apenas para o setor. A iniciativa, chamada Vertical Agro, oferece o MTR BESS – Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias – voltado para o setor.
A solução, desenvolvida em parceria com a GoodWe, oferece um sistema híbrido integrado que melhora a eficiência energética e reduz significativamente os custos operacionais dos agricultores, especialmente na irrigação. A capacidade de economizar até 70% nos custos com irrigação em comparação ao uso exclusivo de geradores a diesel é um dos principais atrativos dessa tecnologia.
“A bateria traz bastante estabilidade para quem necessita de energia, reduz as oscilações e tem qualidade, evitando a queima de equipamento. Além disso, traz soluções mais baratas. No agronegócio, por exemplo, há bastante demanda por energia via gerador a diesel, que além de ser bem poluente tem custo bastante alto e exige estrutura constante de abastecimento”.
Diário do Comércio – MG